Em destaque

O Livro das Sombras

Charmed Fan Fiction foi procurar as origens dos Livros das Sombras, e transcreve aqui alguns dos capítulos indispensáveis para a religião Wicca. Esse texto deriva de artigos amplamente divulgados pela internet como sendo escritos usados por Gerald Gardner e seus seguidores.


Gardner dizia que o seu Book of Shadows (BOS) vinha de um culto de bruxaria muito antigo e clandestino, no qual ele havia sido iniciado. Entretanto, pesquisadores modernos concluíram que ele mesmo escreveu o Livro. O texto tem influências que incluem o folclore Celta, a Thelema, a Golden Dawn, a Stregheria e a Yoga tântrica, combinados numa sistematização cerimonial que não existia na bruxaria antiga.

Então, vamos à ele:

Traçando o Círculo:

Usando um objeto consagrado como uma espada, um punhal ou um atame, desenhe um círculo imaginário de tamanho um pouco maior que um metro e meio. Comece pelo Norte, olhando para fora, e movendo-se para a direita, fazendo um circuito completo ao redor da área ritual.

Depois da primeira vez, consagre o sal e a água: toque a água com o atame, dizendo: "Eu te exorcizo, criatura da água, para que estejas livre de todas as impurezas, e que nada possa me prejudicar, em nome da Deusa e do Deus."

Tocando o sal com o atame diga: "As Bênçãos da Deusa e do Deus estejam convosco, criatura do sal; bloqueie tudo o que for maligno e deixe que apenas as coisas boas entrem aqui. Sem ti o homem não pode viver, por isso te abençôo e invoco, para que possas me ajudar."

Em seguida coloque o sal na água e espalhe pelo ar gotinhas dessa mistura.

Acenda velas, dizendo: "Eu te exorcizo, ó criatura do fogo, que todo o tipo de energia estagnada te abandone agora, e seja incapaz de me ferir ou enganar. Em nome da Deusa e do Deus!"

Volte a traçar o círculo imaginário no ar algumas vezes, dizendo "Eu vos conjuro, eu vos convoco, poderosos senhores do Leste, do Sul, do Oeste e do Norte." Com o círculo selado, a Sacerdotisa e o Sacerdote traçam um portal usando o athame e conduzem os participantes para dentro do espaço ritual; então, quanto todos estão dentro, ele retraça a parte aberta do círculo.

Todo círculo deve ser "desfeito" no final do ritual. Imagine a energia fluindo através das suas mãos e dos seus pés de volta para a terra. Diga "Salve e Siga em Paz" para os Guardiões e para quaisquer entidades que você tenha convidado. Imagine o Círculo e os Guardiões penetrando de volta na terra.

Essa é uma prática tipicamente Gardneriana, tendo em vista que a bruxaria tradicional acredita que toda terra é sagrada e não vê necessidade em traçar círculos. Em Charmed, vemos as meninas fazendo algo semelhante quando criam um círculo de energia - normalmente para se proteger ou prender alguém - usando cristais.

Os Sabás:

1. Samhain (Ano Novo ou Noite dos Ancestrais)

2. Yule (Solstício de Inverno)

3. Imbolc (Festa da Luz)

4. Ostara (Equinócio de Primavera)

5. Beltane (Festival das Fogueiras)

6. Litha (Solstício de Verão)

7. Lammas (Festa da Colheita)

8. Mabom (Equinócio de Outono)

A Wicca até ligada à Roda do Ano, uma representação do ciclo de nascimento, vida, morte e renascimento. São festividades relacionadas também ao ciclo das colheitas, as fases da Lua e as estações do ano.

Hemisfério Norte

SAMHAIN - 31 de OUTUBRO
YULE - 21 de DEZEMBRO
IMBOLC- 2 de FEVEREIRO
OSTARA - 21 de MARÇO
BELTANE - 30 de ABRIL
LITHA - 21 de JUNHO
LAMMAS - 1º de AGOSTO
MABOM - 21 de SETEMBRO

No Brasil, alguns wiccans praticam a Arte pelo Hemisfério Sul, de acordo com essa correspondência:

Hemisfério Sul

SAMHAIN - 30 de ABRIL
YULE - 21 de JUNHO
CANDLEMAS - 1 de AGOSTO
OSTARA - 21 de SETEMBRO
BELTANE - 31 de OUTUBRO
LITHA - 21 de DEZEMBRO
LAMMAS - 2 de FEVEREIRO
MABOM - 21 de MARÇO

Os Rituais do Sabbat: O Equinócio de Primavera:

O símbolo da roda do ano deve ser colocado sobre o altar na posição vertical, apoiado em flores, com velas acesas dos lados. O Mago fica no Oeste. O caldeirão fica a Leste, junto da Grã Sacerdotisa que usa uma varinha mágica ou vassoura. A Grã sacerdotisa liga o caldeirão, dizendo:

"Nos acendemos o fogo nesse dia! Na presença dos seres sagrados, sem malícia, sem inveja, sem rancor. Sem medo de nada abaixo do Sol."

"Nós o invocamos, ò luz da vida: seja a chama brilhante diante de nós. Seja a estrela guia sobre nós. Seja um bom caminho à nossa frente."

"Acenda a luz em nossos corações, a chama de amor pelos nossos vizinhos, nossos inimigos, nossos amigos, por toda humanidade nessa imensa Terra. Ò misericordioso filho de Cerridwen, desde a menor coisa viva até o nome que é o maior de todos. "

A Grã Sacerdotisa desenha um pentagrama na frente do Mago com a varinha, beija-a e a passa para ele. Ele faz mesmo. Eles iniciam a dança ao redor do círculo, com todos os casais pulando a fogueira. Cada participante deve dar beijos em todos de sexo oposto.

A esse ritual, segue-se o de Bolos e Vinho.

Os Rituais do Sabbath: O Solstício de Verão

Formar o círculo, invocar as deidades, purificar. O caldeirão é colocado na frente do altar cheio de água, coberta com flores do Verão. Alternadamente, homens e mulheres formam um círculo.

A Grã Sacerdotisa fica ao Norte, atrás do caldeirão, usando uma vassoura ou uma varinha mágica. Ela invoca o sol.

"Ó Grandeza do Céu, Poder do Sol, nós te invocamos em teus antigos nomes, Miguel, Balin, Artur, Lugh, Herne. Venha novamente, como dantes, nesta sua terra. Lance teu raio brilhante de Luz para nos proteger. Espante os poderes das trevas, nos dê os justos bosques e campos verdejantes, pomares cheios de flores e lavouras de milho. Nos permita repousar sobre ti, e mostre-nos o caminho para o amoroso domínio dos deuses".

A Grã Sacerdotisa desenha um pentagrama sobre o Mago com a varinha. O Mago pega a varinha, beija-a e a mergulha no caldeirão na posição vertical, dizendo:

"A varinha ao caldeirão, a lança ao Graal, do espírito para a carne, do homem para mulher, do sol para a terra." Ele saúda a Grã Sacerdotisa diante do caldeirão e saúda as demais pessoas, ainda ostentando a varinha.

A Grã sacerdotisa asperge um pouco da água e diz: "Dance sobre o caldeirão de Cerridwen, a Deusa, e seja abençoado com o toque desta consagrada água, assim como pelo Sol, o Senhor da luz, tomando com sua força as águas da vida."

Os participantes dançam na direção do movimento solar ao redor do altar e do caldeirão, liderados pelo Mago com a varinha. A Grã Sacerdotisa os asperge com água. Continua com o Ritual de bolos e vinho.

Os Rituais do Sabbath: o Equinócio de Outono

O altar deve ser decorado com símbolos de Outono, como pinhas, ramos de carvalho ou palha de milho, e deve ter incenso queimando sobre ele. Após a habitual purificação, os participantes formam um círculo com homens e mulheres alternadamente. O Mago fica a Oeste do altar, na posição do Deus.

Na frente dele, a Leste do altar, fica a Grã Sacerdotisa que lê o encantamento:

"Até logo, ó Sol, luz que sempre retorna. O deus escondido, que ainda assim permanece. Ele parte para a terra da juventude, através das portas da morte, até o juiz dos deuses e dos homens, o Cornífero líder dos exércitos do Ar."

"Mas, mesmo estando invisível sobre o círculo das formas, ele é o Senhor dentro de nós". Então ele está no segredo da semente, a semente do novo grão ceifado, escondida na terra, a semente maravilhosa das estrelas. Nele está a vida, e a vida é a luz dos homens, aquele que nunca foi nascido e que nunca morre. Portanto, a Wicca não chora, mas se alegra".

A Grã sacerdotisa vai até o Mago e lhe dá um beijo. Ele coloca de lado o atame e a beija. A Grã sacerdotisa entrega a ele a varinha e ambos lideram uma dança, ela com um guizo, ele com a varinha. Os demais seguem atrás deles, dançando três vezes ronda o altar. Em seguida, bolos e vinho.

Os Rituais do Sabbath: o Solstício de Inverno

Faça o círculo da maneira usual. O caldeirão é colocado no Sul, cercado de azevinho e hera, e com o fogo aceso dentro dele. Não deve haver outra luz, exceto as velas no altar e sobre o círculo.

Depois da purificação, saudar a Lua. Em seguida, a Grã Sacerdotisa se posiciona atrás do caldeirão, simbolizando o renascimento do sol. As pessoas, homens e mulheres alternadamente, formam o círculo. O Mago fica na frente da Grã Sacerdotisa com um feixe de tochas ou velas, e com o livro aberto nas palavras do encantamento.

Um dos participantes fica ao lado dele iluminado-o com uma vela, a fim de que ele possa ter luz para ler. Os demais começam a se mover lentamente em círculo, seguindo o movimento do Sol. Conforme passam, o Mago entrega a cada um uma vela acesa. Quando isso termina, todos dançam lentamente na roda. O Mago lê o encantamento:

"Rainha da Lua, Rainha do Sol
Rainha dos Céus, Rainha das Estrelas.
Rainha das Águas, Rainha da Terra.
Aquela que traz para nós o filho da promessa: É a Grande Mãe, que dá a luz a ele, porque Ele é o Senhor da Vida, que é nascer de novo, escuridão e lágrimas ficam para trás, E a estrela guia logo se levanta."

"Sol dourado da colina e das montanhas, ilumine a terra, ilumine o mundo, ilumine os mares, os rios ilumine; a dor será esquecida e a alegria começará. Bendita sejas, a Grande Mãe, sem começo e sem fim, a eterna, a eternidade, Evoé, Bendita sejas."

A dança começa lentamente, no ritmo do canto, com todos repetindo "Bendita sejas". A sacerdotisa se junta à dança e começa um ritmo mais rápido. O fogo está queimando no caldeirão, e os bailarinos saltam ou passam por cima dele, em casais.

Ritual dos Bolos e Vinho:

Essa prática é feita ao final da cerimônia, para liberar qualquer energia polarizada e estimular a união entre os participantes.

O representante do Deus se ajoelha, enche uma taça de vinho e oferece a uma bruxa que está sentada no altar, segurando seu atame. O Sacerdote se ajoelha na frente dela, segurando a taça. Segurando o atame entre as palmas das mãos, a bruxa coloca sua ponta no copo. O Deus diz: "Como o Atame é o Homem, o Copo é a Mulher; assim, unidos, eles trazem as bênçãos."

A bruxa coloca o atame de lado, toma a taça em suas mãos e oferece a bebida. O Deus apresenta os bolos à bruxa, que os abençoa, come e, em seguida, oferece para que outros comam.

É importante lembrar que não existe um Book of Shadows "oficial". Cada pessoa pode fazer o seu, com os ítens que achar mais úteis, refletindo suas próprias práticas e conhecimentos de magia.

Tudo sobre Charmed Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.